5 de maio de 2006

Génio I


Encontrei uma lâmpada mágica que (após o tratamento prescrito nestas ocasiões) libertou um génio que me concedeu um desejo - é a crise, justificou-se. Peguei num planisfério, apontei para o médio oriente, e disse-lhe:
Eu - "Quero que acabes com a guerra nesta região".
génio - "O que me pedes é impossível. Esses povos estão divididos por inúmeras guerras, por diferentes crenças religiosas, ampliadas por fundamentalismos de ordem vária. É de todo impossível; tens que pedir outro desejo."
Eu - "Então, olha... Convence o Sócrates a tornar o Estado mais leve e menos destruidor de riqueza".
Após uma pausa para reflecção, diz o génio - "Hummmmmm... Deixa lá ver esse mapa do Médio Oriente outra vez!..."

Génio II


Na ruína do que tinha sido um grande palácio nos tempos áureos da sua família, a velhota esforçava-se por combater o frio, juntamente com o seu fiel gato, o Bonifácio. Ao procurar no sótão algo que pudesse queimar na lareira, deparou-se com a habitual lâmpada mágica que, após esfregada, deu azo aos habituais três desejos.
- "Quero voltar a ser jovem e bonita".
- "Quero recuperar a fortuna da família".
- "Quero que o meu fiel gato Bonifácio se transforme num jovem charmoso, inteligente, bonito."
O génio concede os três desejos, e lá parte para novo sono de 1000 anos.
Diz o Bonifácio, com um sorriso provocador: "Aposto que estás arrependida de me ter mandado capar..."

2 de maio de 2006


From the Iron Lady


"Being powerful is like being a lady. If you have to tell people you are, you aren't." Margaret Thatcher
A Bolsa, for dummies (como eu). Muito interessante.

...e agora, vamos aos livros


Diz-se normalmente que a televisão vai "de mal a pior" por programas como o Big Brother (e seus sucedâneos). Pois eu acho que há coisas piores.
Aos Domingos à noite a RTP1 põe no ar o blog do Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Blog, porque nele o PMRdS fala sobre os temas que bem entende, aparentemente sem grandes limitações e com critérios que me parecem discutíveis.
Fala de política, matéria na qual terá toda a legitimidade para falar.
Fala em assuntos económicos, mas com a inteligência/sensatez de discutir mais as políticas por detrás da economia do que a economia por detrás das políticas.
Fala de livros. Aí penso que está para lá do limite. Lê muitos livros, pois bem. É um homem culto, indiscutível. Mas não seria possível que essa recomendação partisse de alguém mais, digamos, especializado? Com alguma boa vontade, lá vamos nós "comendo" (com) os livros do PMRdS.
Já quando o tema é futebol, haja paciência. É ridículo ter aquela personagem inteligente, informada, culta, a dar o seu parecer sobre se o Porto foi a equipa mais regular, se o Koeman esteve melhor a partir de Dezembro, ou se o Bosingwa ligava bem com o Lucho González.
Sendo ele seguramente mais inteligente que eu, e mais bem informado que eu, é certo que alguma coisa me escapa.

1 de maio de 2006

Partido Os Verdes

Há uma espécie em vias de extinção que o Partido dos Verdes se preocupa em preservar, o comunismo. Quando se virarem para a natureza e para o ambiente, sou bem capaz de vir a votar neles.
Até lá, lamento que continuem a ser melancias: Verdes por fora, vermelhos por dentro. Para esclarecer qualquer hipotética dúvida, é só ler o discurso da deputada, nas comemorações do 25/4.

Portugal maior

Algures num canal português, falava-se numa patologia que atinge muita gente. E o jornalista, com a qualidade que é standard na profissão, concretizava: São 700 mil em Portugal, e 400 mil em todo o mundo.
Seria a isto que o Professor se referia, quando falava num "Portugal Maior"?