2 de janeiro de 2008

"Faz o que ele diz, não o que ele faz"

O "Frei Tomás" que preside à ASAE foi apanhado a fumar, num espaço fechado, depois da meia-noite. Alegou, pasme-se, que existem conflitos de interesses entre a lei do tabaco e a lei do jogo.
Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que outros.
Uma vez mais se pergunta, se a ASAE existe para nos proteger, quem é que nos protege d(est)a ASAE?

Produtos da Apple para 2008 - o iRack

Humor com alguma subtileza; bem feito. É mais um episódio da Mad TV.
Notem o trocadilho do "iRack", bem como o produto apresentado no fim...

House on MadTV

Versão do House, pela MadTV

Recomendação...

Encontrei-o hoje, por acidente. Recomendo.

1 de janeiro de 2008

O início do fim do tabaco

Não me parace uma questão especialmente importante, mas não há dúvida de que vai dar que falar.
A lei anti-tabaco entrou em vigor hoje, mas sendo estabelecido que o Primeiro de Janeiro seria um dia de tolerância. A lei entrou em vigor, mas à portuguesa. Estou também curioso em ver qual vai ser a celeridade da polícia a acorrer a estas situações, quando chamada.
Quanto à lei propriamente dita, tenho mixed feelings. Desconfio, por princípio, da capacidade do Estado de zelar pelos meus interesses. O melhor Estado, dizia alguém, é um Estado que não se vê, não se sente, e não se paga. Este não é o Estado que temos, e não me parece que estejam a ser dados passos relevantes nesse sentido.
A vantagem da lei é transferir, de algum modo, o poder do lado de quem fuma para o lado de quem fuma. É evidente que é pouco aceitável o cenário de ter alguém a deitar-me fumo para cima e a responder que "quem está mal, muda-se", mas igualmente extremista é ver qualquer cigarro como uma arma de crime, e qualquer fumador como um criminoso. Não me incomoda um cigarro fumado na outra ponta do café, ou um cigarro fumado (porventura até ao meu lado) num restaurante cuja extracção de ar funcione bem.
Talvez o que mais me incomoda seja ver quem reivindica o direito de fumar (hoje ouvi na televisão um fumador a dizer que "Se eu me quiser suicidar, o Estado não tem nada a ver com isso") achar-se mais tarde no direito de reivindicar, desse mesmo Estado, o direito a ver o seu cancro no pulmão tratado de borla.
Aqui fica, como serviço público, o mapa dos locais onde se pode fumar.

31 de dezembro de 2007

Independência para pensar

Não gosto de Pacheco Pereira em muito do que ele diz mas, usando uma frase que se tornou num lugar-comum, agrada-me o facto de ele o poder dizer. O mesmo poderia dizer sobre Marcelo Rebelo de Sousa. Ou sobre Pedro Santana Lopes, quando era comentador.
No PS, é muito mais difícil encontrar este afastamento em relação ao que é o poder instalado no partido. Infelizmente, isso torna os programas ou debates em que entram membros do PS em máquinas de propaganda política, e não de propagação de ideias. Vejam-se os casos de António Vitorino, Jorge Coelho, José Magalhães ou da sempre patética Edite Estrela. Há, evidentemente, os dissidentes (como Manuel Alegre ou Helena Roseta), que o são mais por questões conjunturais do que por terem um pensamento próprio.
António Barreto sempre foi, e continua a ser, alguém que me dá prazer ouvir.

Três coelhos...


Na perversa troca de cadeiras que está em curso no BCP/Caixa, há três bancos nacionais que ficam mal vistos:
- O BCP de Jardim Gonçalves
- A CGD de José Sócrates
- O BP de Vítor Constâncio