13 de setembro de 2008

As melhoras, Carlitos!

"Life is what happens to you while you're busy making other plans"

12 de setembro de 2008

Dizer mal dos físicos

Declaração de interesses:
Entre o 10º e o 12º ano (sobretudo nesse último) fui de forma sistemática abusado por duas professoras de física (1).


(1) Trataram-se de abusos de ordem intelectual, e não sexual. Dizer o contrário seria admitir que um físico pode ser sexualmente activo.

O grande acelerador de Hádrons
A máquina está instalada a 100 metros de profundidade, e é um anel com 27 kms de perímetro, o que significa que ocupa aproximadamente 37 Kms quadrados. Fará andar dois feixes de protões praticamente à velocidade da luz.
Esta máquina deverá descobrir uma partícula mais pequena que os quarks que constituem o protão.
A informação gerada será distribuída por uma Grid composta por 100.000 computadores. 10.000 físicos envolvidos, dos quais 200 são portugueses.

Promete-se a revelação dos segredos do Universo.
O que já sabemos que a máquina não irá descobrir é um físico de partículas que seja uma pessoa socialmente interessante.

Os custos da física
A construção do tal HLC terá custado, diziam na nossa TV, quatro mil milhões de Euros. Isto, para entreter 10.000 físicos, o que dá meio milhão de euros por cabeça. Nestas alturas, é preciso pensar com frieza na eficiência económica dos investimentos: a religião consegue entreter muito mais gente, por muito menos dinheiro.

Paralimpíadas da física
Pura maledicência, dirão uns. Eu acho que é impossível não reparar.
Se um autocarro cheio de atletas paralímpicos der boleia aos passageiros de um autocarro que avariou a caminho de um congresso de física, teremos dificuldade em identificar quais são uns e quais são outros:
Por uma razão misteriosa, os grandes génios da física moderna têm normalmente pinta de deficientes. E não estou a falar do Stephen Hawking, estou a falar dos cromos que estavam n'O Expresso da Meia Noite, na SIC.

Explicações para o fenómeno físico-paralímpico
Talvez Deus queira castigar quem tenta questionar os seus direitos de autor do Universo...

Umas mentes brilhantes (ainda sobre o custo do LHC
Será que esta elevada concentração de dinheiro e de massa cinzenta, em vez de estar a estudar o início do Universo, que é passado e pouco nos ajuda a resolver problemas de ordem prática, não se poderia dedicar a estudar, digamos, como evitar o fim do Universo?
Já não peço o teletransporte, que de facto era o que se exigiria, mas pelo menos os carros movidos a palavrões, como as mulas do antigamente...

Considerações sobre o papel dos portugueses na experiência
Os físicos portugueses vão estar no CERNE da experiência do CERN. Com base na experiência das estradas portuguesas, são eles que vão garantir a colisão a grande velocidade.

8 de setembro de 2008

...e agora, vamos aos livros (1)

O terror é um dos tipos de livro que mais gosto.

Nesta área, recomendo vivamente vários do Stephen King, como o Running Man, o Shinning e, o melhor que já li dele, o Misery.

Mais livros de terror... O Drácula de Bram Stoker é obrigatório. Mesmo, mesmo obrigatório. Gostei da adaptação ao cinema feita por Fracis Ford Copolla, mas o livro é mais denso. E, acreditem, ao contrário do filme não é uma história de amor.
Li vários outros, na juventude, de que gostei. Lembro-me de um, O escaravelho da morte que era também da pesada...

O pior livro de terror que li foi o Frankenstein. É um livro escrito por uma dona de casa. Começa o livro com a "pica" de um livro de terror, mas rapidamente descamba no melodrama, estilo novela mexicana.

...e agora, vamos aos livros (2)

Se o professor martelo pode recomendar 5 livros por semana, porque é que eu não hei-de fazer o mesmo?
A propósito de um post do Gonçalinho, sobre o Wall-E, recomendo o "I, Robot" ("Eu, Robot" em português), de Isaac Asimov.
Na verdade, recomendo todos os livros do Isaac Asimov que li até hoje. Sei que já li mais, mas lembro-me apenas do "Nove amanhãs".

Quer o "Eu, Robot" quer o "Nove Amanhãs" são livros de contos independentes, ainda que no caso do "Eu, Robot" haja claramente um crescendo de sofisticação.

Atenção que a primeira história do Eu, Robot é para esquecer! É mesmo chata; é mesmo má.

Barack Hussein Obama


Não creio que o mundo esteja preparado para uns EUA a encaminharem-se para o comunismo.

Dar a mão à palmatória (de Manuela Ferreira Leite)

Sempre achei que Manuela Ferreira Leite fez mal em estar tanto tempo sem se pronunciar sobre a situação do país. Desde que ganhou as eleições internas do partido, disse umas coisas pouco elogiosas sobre obras públicas de grande dimensão, sem precisar quais, e desapareceu do mapa. A ponto de se dizer que é Cavaco quem vai fazendo oposição ao Governo (o que é ridículo).

Agora falou, no encerramento da universidade do PSD.
Pareceu-me que falou bem; diria mesmo que muito bem.

É pena que não apareça mais mas, ao menos, é bom ver que quando aparece traz algo de novo.

7 de setembro de 2008

Paulo Pedroso - o Paulo Poderoso

Paulo Pedroso foi indemnizado pelo Estado, isto é, por mim, em 100.000 Euros.
O Tribunal decretou que houve um erro grosseiro na sua prisão preventiva.

Se ele abusou dos putos ou não, isso não sei. O tribunal decidiu que não havia matéria para o acusar, e isso terá que nos servir a todos. Certo é que, no caso Casa Pia, é o primeiro interveniente a ser indemnizado.

Hoje, n'"O eixo do mal", vozes de revolta. Que lhe deram cabo da vida, que ficou com um espectro a pairar sobre a cabeça.

Será que só eu me lembro que Paulo Pedroso foi recebido em apoteose no Parlamento, quando saiu de prisão preventiva?
Será que estes iluminados comentadores, como tantos outros, não se dão conta que o que está em causa não é se ele é inocente ou não, mas se colocá-lo em prisão preventiva, mais do que um erro, foi um erro grosseiro!