12 de setembro de 2008

Dizer mal dos físicos

Declaração de interesses:
Entre o 10º e o 12º ano (sobretudo nesse último) fui de forma sistemática abusado por duas professoras de física (1).


(1) Trataram-se de abusos de ordem intelectual, e não sexual. Dizer o contrário seria admitir que um físico pode ser sexualmente activo.

O grande acelerador de Hádrons
A máquina está instalada a 100 metros de profundidade, e é um anel com 27 kms de perímetro, o que significa que ocupa aproximadamente 37 Kms quadrados. Fará andar dois feixes de protões praticamente à velocidade da luz.
Esta máquina deverá descobrir uma partícula mais pequena que os quarks que constituem o protão.
A informação gerada será distribuída por uma Grid composta por 100.000 computadores. 10.000 físicos envolvidos, dos quais 200 são portugueses.

Promete-se a revelação dos segredos do Universo.
O que já sabemos que a máquina não irá descobrir é um físico de partículas que seja uma pessoa socialmente interessante.

Os custos da física
A construção do tal HLC terá custado, diziam na nossa TV, quatro mil milhões de Euros. Isto, para entreter 10.000 físicos, o que dá meio milhão de euros por cabeça. Nestas alturas, é preciso pensar com frieza na eficiência económica dos investimentos: a religião consegue entreter muito mais gente, por muito menos dinheiro.

Paralimpíadas da física
Pura maledicência, dirão uns. Eu acho que é impossível não reparar.
Se um autocarro cheio de atletas paralímpicos der boleia aos passageiros de um autocarro que avariou a caminho de um congresso de física, teremos dificuldade em identificar quais são uns e quais são outros:
Por uma razão misteriosa, os grandes génios da física moderna têm normalmente pinta de deficientes. E não estou a falar do Stephen Hawking, estou a falar dos cromos que estavam n'O Expresso da Meia Noite, na SIC.

Explicações para o fenómeno físico-paralímpico
Talvez Deus queira castigar quem tenta questionar os seus direitos de autor do Universo...

Umas mentes brilhantes (ainda sobre o custo do LHC
Será que esta elevada concentração de dinheiro e de massa cinzenta, em vez de estar a estudar o início do Universo, que é passado e pouco nos ajuda a resolver problemas de ordem prática, não se poderia dedicar a estudar, digamos, como evitar o fim do Universo?
Já não peço o teletransporte, que de facto era o que se exigiria, mas pelo menos os carros movidos a palavrões, como as mulas do antigamente...

Considerações sobre o papel dos portugueses na experiência
Os físicos portugueses vão estar no CERNE da experiência do CERN. Com base na experiência das estradas portuguesas, são eles que vão garantir a colisão a grande velocidade.

Sem comentários: