20 de abril de 2007

"Jovem argentina morre ao injectar combustível de avião no peito"



Façamos um minuto de silêncio pela jovem que morreu.


(acabou o minuto...)



Diz quem a conhecia que ela era um verdadeiro avião!

Ranking das escolas secundárias

Sempre achei muito relativo o ranking publicado anualmente sobre as escolas secundárias. Este estudo calcula a média dos alunos dessa escola nos exames do 12º ano, e daí conclui sobre quais são as melhores escolas. O estudo é por vezes encarado como respondendo à pergunta: "Em que escola devo inscrever o meu filho, para ele obter os melhores resultados possíveis?"

Ora as escolas não partem para o estudo em pé de igualdade. Consideremos o Colégio S. João de Brito (indicado de forma recorrente como a melhor ou uma das melhores escolas), o Liceu Camões (onde eu estudei), e uma escola inserida num pequeno meio rural. Independentemente do trabalho e do mérito da escola, estranho - um escândalo - seria que estas três escolas não fossem classificadas por esta ordem.

O Colégio S. João de Brito é pago e faz uma selecção criteriosa dos seus alunos. Além disso, tanto quanto sei, um aluno que tenha maus resultados é convidado (?) a sair do colégio. Qual é o perfil do aluno que faz provas de 12º ano no S. João de Brito? 1) Pertence a uma família com rendimentos suficientes para uma escola particular; 2) Pertence a uma família que se dispõe a investir na educação do filho; 3) Ao longo da frequência do secundário, teve resultados suficientemente bons para se manter naquele colégio.

Vale a pena explicar em que medida este aluno é diferente dos alunos das outras duas escolas? Penso que não! O toque de Midas não é transformar ouro em ouro, mas transformar qualquer coisa em ouro. No topo dos rankings deveriam estar as escolas que, partindo de uma Matéria-Prima fraca (alunos problemáticos, famílias complicadas, etc) consegue produzir resultados bons ou muito bons.

Eis que surge agora uma proposta para fazer um estudo (mais) nestes termos. Excelente.

15 de abril de 2007

Lógica matemática para Engenheiros e licenciados em Engenharia

Uma mentira repetida mil vezes não se torna verdade.

Uma verdade silenciada mil vezes não se torna mentira.