17 de maio de 2008

Criar bichos da seda


A Carolina trouxe da escola uns bichos da seda.

Todos sabem que os bichos da seda se alimentam de folhas de Amoreira.

Pois eu estou em condições de vos garantir que, estes, se têm alimentado exclusivamente de alface.

16 de maio de 2008

Sócrates, fumo e bullshit

A falta de decôro continua. Sócrates fala sobre o facto de ter sido apanhado a fumar. O que diz é surpreendente.
- "Não sabia que era proibido fumar". E eu, não sei se é proibido roubar, matar, injuriar, ou andar a 200 na autoestrada.
- "É habitual" e "havia mais pessoas a fumar". E eu sei que há pessoas a roubar, matar, injuriar e a andar a 200 na autoestrada. Diria até que tudo isso é habitual.
- "Isto não vai tornar a acontecer, porque decidi que vou deixar de fumar." - Vou tentar esta: senhor guarda, da próxima prometo que vou andar mais devagar. Senhor polícia, foi a última vez que assaltei um banco.

Esta última vai ser gira. Dado o habitual mau humor que caracteriza Sócrates, imagine-se como será um Sócrates a ressacar da falta de nicotina. Bom, como ninguém quer um primeiro-ministro mal-humorado, o melhor é dar-lhe um Diogo Infante para ajudar...

Condicionar o salário dos gestores?

Cavaco Silva lançou a ideia de que os salários dos gestores deviam ser de algum modo regulados e condicionados, inevitavelmente pelo Estado. A iniciativa vem da chanceler alemã, Angela Merkel.
A ideia seria a de que os gestores deviam ter incentivos apenas para resultados que sejam sustentados e a longo prazo, e não por jogadas que permitem ter resultados no imediato mas, porventura, pondo em causa a própria existência da empresa a médio-prazo (ver caso da banca e crise do sub-prime, e casos mais antigos como o da Enron).

Belmiro de Azevedo diz que o Estado não tem que se intrometer no que é iniciativa privada. Fernando Ulrich veio a público dizer que é inaceitável esta perseguição às empresas do PSI-20. Agora vejam o que foi a evolução do valor da empresa (cotação das acções) da Sonae SGPS e do Banco BPI, nos últimos 12 meses. Percebe-se bem porque é que estes dois gestores não querem ser pagos e premiados em função dos resultados das respectivas instituições, não é?

Imagino que o Gonçalinho irá colocar um post a reclamar desta intrusão do estado na vida privada. Eu considero-me tendencialmente liberal, mas tristemente as imperfeições do mercado tendem a surgir de forma muito marcada e muito marcante.

Se não, expliquem-me como é que é possível que os administradores da Brisa sejam aumentados em 119% num período em que os lucros caíram 43,88%.

"É uma questão de equilíbrio entre oferta e procura; se houvesse cem mil gestores, os salários seriam mais baixos". Bullshit! Há gestores a ganharem fortunas para gerirem dinheiro de outros. O dinheiro é malbaratado, e nem por isso os prémios deixam de ser principescos. Com estas permissas, qualquer um é gestor. Até o macaco que a Ponto Verde ensinou a separar o lixo!

13 de maio de 2008

Sabemos que Sócrates mandou refrear a ASAE...

...porque, no 13 de Maio, não fizeram nenhuma mega-operação em Fátima para controlar os prazos de validade das hóstias, e se as mesmas vinham embaladas individualmente...

País do faz de conta

No voo de ligação entre as capitais de duas repúblicas das bananas, Lisboa e Caracas, José Sócrates, Manuel Pinho e diversos outros membros da comitiva não se coibiram de fumar o seu cigarrinho. Fosse Portugal um país a sério e a coisa não passaria impune.

Ao que parece, ninguém se sentiu directamente incomodado. Ora quando um qualquer cidadão foge aos impostos, não me consta que haja quem se sinta directamente incomodado. Será que é então legítimo usar o argumento de que não se está a incomodar ninguém?

Um dia destes, acordamos com uma cabeça de cavalo na cama. Se não na cama, talvez no Governo.