2 de novembro de 2006

A Ministra da Educação não sabe estatística!

"Os professores excelentes não seguem uma distribuição normal; são uma pequena parte dos professores." Pois sucede que,numa distribuição normal, os valores extremos são precisamente os que têm uma parte ínfima das observações! Dah...

Li, vi e gostei

A propósito de um post do blog A Arte da Fuga...
Nas traseiras de um estúdio de Hollywood, duas cabras comiam umas bobines abandonadas no lixo. Comenta uma delas:
"O filme é bom, mas gostei mais do livro..."

31 de outubro de 2006

Cão vadio

O cão não tinha as patas de trás e tinha os testículos em aço. Resolveram chamar-lhe "O Faísca".

Limitação do acesso à informação

Este fim-de-semana o Gonçalinho e o seu trabalho sobre a censura vieram-me à cabeça quando, em Lousada (distrito do Porto) tentei comprar o Expresso e o Sol.
No quiosque central da vila, disseram-me que "os jornais Expresso e Sol que recebemos estão já todos reservados".
Na bomba da Galp, que "Ainda só recebemos o Expresso; o Sol só chega mais tarde." Eram 7h30 da manhã, note-se. Perguntei se podia reservar e passar mais tarde. "Ah, não, porque estão já todos reservados." Mulher burra. O que é que me interessa saber se já chegaram ou não, se não vou poder comprar nenhum?
Por esta altura, desisti. Lembrei-me dos meus tempos de miúdo (algures finais dos anos 70, inícios dos anos 80), quando íamos para a fila à porta da UCAL, para comprar leite, e havia racionamento do mesmo, pelo que só vendiam x litros a cada pessoa.
Talvez um dia mais tarde os meus filhos falem da altura em que se queria comprar um jornal e não se conseguia...

30 de outubro de 2006

Consultório financeiro

DECO diz que se perde dinheiro no depósito a prazo.
Interessante, mas também gostava de saber o que dizem sobre o assunto FIGO e CRISTIANO RONALDO.

Internet e censura


Pode a Internet ser censurada? Deve? Vantagens e inconvenientes?
O Gonçalinho está a discutir este tema no seu blog. É de participar...

Como exemplo: deve a Internet informar-me sobre o número de copos de gelado de café da Haagen-Dazs que me seria fatal? :-)

29 de outubro de 2006

Tempo que escorre


Hoje, ganhámos uma hora. Devemos agradecer a Sócrates. Mas fica-me a dúvida: como é que esta coisa de acrescentar uma hora e retirar uma hora começou? É que se começou por o Estado nos tirar uma hora, então agora está apenas a devolver-nos a hora que nos tirou em Março. E devia pagar juros de uma hora, emprestada a 6 meses. Por outro lado, se o Estado nos empresta uma hora durante 6 meses, mais cedo ou mais tarde vamos ter que a pagar. Os juros dessa hora poderão constituir um novo défice...
Façamos contas, se emprestar uma hora durante um ano der um juro de 10 minutos, ou 5 minutos em 6 meses, quanto é que isso dá todos os anos, multiplicado por 10 milhões?