25 de fevereiro de 2009

Piadas de mau gosto

Depois do desfile de Torres Vedras ver censurada a passagem de uma réplica do computador Magalhães com imagens de mulheres nuas, agora é um livro que, em Braga, é impedido de ser exposto na rua. Curiosamente, a polémica imagem da capa do livro foi pintada em França em 1866, por um pintor socialista.

Eu, que sou um cínico assumido, desconfio que o Pinócrates anda a ver se mete o nariz onde não é chamado...

23 de fevereiro de 2009

O pão que o diabo (da máquina) amassou...

Comprei recentemente uma máquina de fazer pão. Bom, já foi o ano passado, mas foi no final do ano.
Não comprei a máquina a pensar em economia mas em comodidade, conforto e porventura numa alimentação um pouco mais saudável - é bem simpático acordar e ter um pãozinho acabado de cozer! Ainda assim, considerando o que poupo em pequenos-almoços que passei a tomar muito mais vezes em casa do que antes, parece-me claro que houve uma poupança.
Com as receitas adequadas, dá para fazer tipos de pão bem variados. Infelizmente, ainda não domino a arte do fermento. Ou é muito, e o pão sai da máquina, ou é pouco, e fico com broa em vez de pão.
O mais prático é mesmo comprar as farinhas da Nacional (as do Lidl são um bocado para o salgado, é sabido). Para os mais corajosos, todos estes ingredientes se encontram facilmente no Continente. Aqui ficam as receitas que vinham com a máquina - sugiro vivamente o pão branco - com sêmola de milho.

Receitas de pão normal

   

Receitas de pão integral


Receitas de bolos e de doces

   

Receita de massas