10 de agosto de 2006

As tangas do Ricardo


Algures em Lisboa, ontem pelas 5 da manhã, o Ricardo explicava-me que não queria deitar-se na cama:
- Não tenho sono.
- Vá, Ricardo, deita-te.
- Não quero.
- Vá, Ricardo, deita-te.
- A cama tem Leões e cobras; mordem ao Ricardo, o Ricardo tem medo...
- Ricardo, deita-te!!!
- Pai, eu quero a mãe. Eu preciso da mãe!
- Ricardo, deita-te já!
- Pai, quero água (bebeu um golito pequeno...).

Moral da história: Ricardo que dorme a sesta de tarde, Ricardo que faz a festa de noite...

As tangas da Carolina


Ontem, num semáforo na Praça de Espanha, vieram pedir-me esmola. Disse que não dava.
Depois de uma breve troca de palavras com a Carolina, do tipo que o senhor tem que trabalhar para ganhar dinheiro (não foi abordado o tema do desemprego), diz a Carolina:
"Pai, da próxima, dizes que te esqueceste da carteira em casa!"

Moral da história: Daqui a uns anos, desconfio que vou ouvir umas histórias sobre trabalhos de grupo...

9 de agosto de 2006

The most powerful computers in the world are the ones that people can actually use


Uma frase que desmistifica a importância de ter o último grito da tecnologia (que é por sinal o mais caro). Penso que a frase é de Steve Jobs, CEO da Apple e "pai" do Macintosh e do NeXT, ou mais recentemente do iPod e do iTunes, mas não consegui confirmar.

Pequeno-almoço do Ricardo


Ontem o Ricardo, o artista, resolveu personalizar o seu pequeno-almoço. Nada como uma torrada a acompanhar um prato de leite com chocolate para começar o dia...

O futuro incerto de Cavaco Silva


Cavaco Silva foi eleito Presidente da República após uma campanha eleitoral muito curta, que praticamente só começou quando, ano e meio antes, Santana Lopes foi indigitado como Primeiro-Ministro. Entretanto, Cavaco Silva corre já para a campanha eleitoral das próximas presidenciais, seguindo a trajectória testada e comprovada: o passeio pela esquerda.
No entanto, factos que descobri durante a última Feira Medieval em Óbidos levam-me a questionar o futuro de Cavaco Silva. Tenho fortes razões para acreditar que Cavaco Silva teve um filho fora do casamento com Maria Cavaco Silva. Ora parece-me pouco claro que a nossa cultura tipicamente conservadora permita facilmente esta indiscrição.
Sem mais comentários, aqui ficam então as provas com que me deparei.

8 de agosto de 2006

Das obras para o desporto de alta competição


O português Francis Obikwelu, depois de umas longas férias passadas à torreira do Sol, ganhou a medalha de ouro nos Campeonatos da Europa de Atletismo. É a história de virtuosismo de quem subiu a pulso na vida. Trabalhou nas obras, e de lá "trepou" para a alta competição.
Penso que há também no futebol nacional quem tenha como grande valência o seu potencial para trabalho nas obras, ou quiçá nos Morangos com Açúcar, dada a inclinação para novelas de má qualidade...

6 de agosto de 2006

Sampaio, o ex-presidente


Ao passar recentemente na Rua Artilharia Um, por volta das 10 da noite, deparei-me com o triste espectáculo da prostituição nesta zona de Lisboa. É um espectáculo degradante, e que se passa aqui desde bem antes de Sampaio ter sido Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e que continua depois de ter sido Presidente da República durante 10 anos.
Sampaio morava (suponho que ainda mora) precisamente na Rua Artilharia Um, em pleno Carrossel. Assim sendo, é pena que nunca se tenha lembrado de uma forma simples de minorar este problema. Porque acho que é importante resolver os problemas de uma forma estrutural, e não conjuntural, a minha visão é a seguinte: Ao invés de empregar as mães, agia com maior profundidade (sem malícia): contratava para acessores os filhos destas pobres senhoras. As senhoras ficavam aliviadas da necessidade de gerar dinheiro para a alimentação, estudo e vícios dos filhos. Os filhos passariam a ter funções de responsabilidade, e teriam ainda dinheiro que lhes permitiria ajudar as mães. Estas provavelmente poderiam passar a viver de uma forma menos degradante.

Para quem como eu nada tem a ver com este Carrossel, poderíamos sempre, durante o reinado de D. Sampaio, questionar-nos relativamente às iniciativas presidenciais: "Quem terá sido o filho da puta que teve esta ideia?"