14 de março de 2009

Sócrates, drag queen

A frase é sobre Sócrates:
"(...) perderia na comparação com uma cabo-verdiana"
Se tivesse sido dita por Manuela Ferreira Leite, JSD, Santana Lopes, seria um insulto pessoal, uma campanha infame, uma insinuação indigna. Só que a frase é dita pelo próprio.
O que Sócrates disse foi que não aceitava cantar nem dançar em Cabo Verde, porque ... perderia na comparação com uma cabo-verdiana. Raios... só este nosso primeiro-ministro viril teria a ideia de se comparar com uma cabo-verdiana...

13 de março de 2009

As tangas do Ricardo (77)


Fui com o Ricardo ao Zoo, no Sábado passado.
Além do completo fascínio pelos macacos cor-de-laranja com rabo preto, houve vários momentos fantásticos, como o chamar do elefante a partir do teleférico ou a observação de um rinoceronte a, digamos, fazer cocó...

12 de março de 2009

As tangas do Ricardo (76)

Hoje repreendi o Ricardo pelo seu hábito de apanhar coisas do chão, na rua, e trazê-las para casa. São folhas, tampas de frascos... é o que calha. Hoje, trouxe um pequeno fio eléctrico.
"Ricardo, o que está no chão é lixo, não é para trazeres para casa."
O rapaz argumentou, mas eu mantive-me irredutível. Entretanto, disse-lhe:
"Olha, e o teu casado é para pores no teu quarto. Não podes chegar a casa e atirá-lo para o chão. Pega no casaco e leva-o para o teu quarto."

Resposta pronta: "Mas tu disseste para eu não apanhar nada do chão..."

As tangas do Ricardo (75)

Ontem de manhã, o Ricardo resolveu (salvo erro, pela primeira vez desde que o tem) que ia levar o seu chapéu do Sporting para a escola. Fez furor!

Post-scriptum
Sou sportinguista desde que me lembro. Sou, no entanto, um sportinguista não-praticante: não vou ao estádio, não fico deprimido quando perdemos com o Celta de Vigo, perdão, com o Bayern de Munique, e não rejubilo quando ganhamos. Acho, ainda assim, que o Sporting é um clube com uma personalidade própria, que em média demonstra mais vontade de jogar e de dar espectáculo do que alguns dos seus rivais mais relevantes.
Quanto à conversa sobre o elitismo de ser do Sporting, é uma conversa caduca e sem sentido. Diria mesmo que é uma conversa que cheira a "As tangas do Ricardo (74)". Se eu gostasse de quem faz papéis de vítima, apoiava o Sócrates.
Assim sendo, nunca pressionei o Ricardo e a Carolina para serem do Sporting. Não me choca que outros o façam, mas eu de facto não o faço. O Ricardo tem um chapéu do Sporting, mas não fui eu quem lho deu.
Na 2a feira à noite, não vi o massacre dos 7-1 porque nem me lembrei de tal!

8 de março de 2009

As tangas do Ricardo (74)

No autocarro, a caminho de casa, o Ricardo queixava-se:
"Cheira mal aqui."
E, de facto, cheirava. Passado um bocado, volta à carga:
"Aqui cheira mal, muito mal. Foste tu que deste um pum?"
"Não, não fui. Se calhar foste tu, Ricardo."

Grande gargalhada:
"Pois fui!"

O dia da mulher

Hoje é dia da mulher. Se eu fosse mulher, sentir-me-ia ofendido por haver um dia da mulher. Como não sou, vivo o tema de forma algo desapaixonada.
Ainda recentemente li que o 8 de Março tem a sua origem num incêndio que ocorreu durante uma greve de mulheres, em meados do século XIX.
Verdade ou mito não sei. Por via das dúvidas, vou ver se comemoro o dia com um pequeno-almoço de torradas.