30 de setembro de 2007

Quem quer Sócrates no poder?

Há um partido que quer que Sócrates continue no poder. Corresponde a metade do PS somada a metade do PSD.

"Sir" Pinto Balsemão vs Ricardo Costa

Relativamente ao episódio da saída de Santana Lopes do estúdio da SIC Notícias (grupo Impresa), não ouvi a Pinto Balsemão um comentário, o que é verdadeiramente extraordinário. Não consigo imaginar que Balsemão se reveja na atitude de Ricardo Costa e companhia. É no entanto extraordinário que opte por uma atitude discreta em vez de procurar as luzes da ribalta.
Pinto Balsemão tem alma de jornalista; Ricardo Costa tem alma de entertainer (e sabemos que a SIC não tem os melhores entertainers). Talvez Balsemão venha a correr com Ricardo Costa, talvez eu esteja a ver mal a questão, e lhe manifeste o seu apoio. Num caso ou noutro, não o faz na praça pública; nao o faz à frente das câmeras.

Pedro Santana Lopes vs Mourinho

Sou pessoa pare ler um jornal Expresso duas semanas depois de sair. É portanto natural que demore uma semana a comentar um tema, quando esse tema já foi esquecido por todos.

Quando soube que Santana Lopes saiu a meio de uma entrevista na Sic Notícias, fiquei dividido. Gosto da pessoa, e percebo que se tenha sentido melindrado. Justificar-se-á a atitude? Afinal de contas, é assim tão grave ficar um minuto e meio à espera? Não terá sido um caso de "hipersensibilidade"? A chave para esta questão está, IMO, na atitude da SIC Notícias.

Com espanto, constatei que todos os comentários que iam sendo feitos eram favoráveis à sua atitude. Até, pasme-se, Pacheco Pereira veio defender essa atitude!

Observei também atentamente os comentários feitos pela SIC Notícias, nomeadamente pelo director de informação, Ricardo Costa. Ricardo Costa é um Opinion Maker travestido de jornalista. Esta é, de resto, uma doença habitual nos jornalistas. Não me espantou pois que tenha passado rapidamente de árbitro a jogador; gozou com o episódio, referindo-se ao facto de Santana Lopes ter usado da sua "habitual espectacularidade", e que não o surpreendeu. Ao comentar um episódio, revelou o que acha sobre Santana Lopes. Será Ricardo Costa isento para, amanhã, me apresentar informação sobre Santana Lopes? I don't think so.

Pelo que tenho lido, além de Ricardo Costa também os pivots da SIC Notícias se têm divertido a gozar com o episódio, com apartes do tipo de "um programa que nos reservamos o direito de interromper a qualquer momento, como de costume, se tal se justificar" ou comentários do tipo "Santana Lopes a deixar uma coisa a meio, o que não é a primeira vez que acontece". Esta última referência parece-me especialmente bom para entender o material de que são feitas as pessoas que as proferem.

O mandato de primeiro ministro a que claramente se alude, foi interrompido por Jorge Sampaio e não por decisão (demissão) de Santana Lopes.

Será o canal em que tudo isto se passa, a SIC Notícias, credível para nos falar sobre Santana Lopes? I don't think so