6 de dezembro de 2008

Cem comentários

Dos 75 deputados eleitos pelo PSD, 30 faltaram à última votação no parlamento. Devido aos deputados do PS que votaram contra ou que se abstiveram, por uma vez o PS poderia não ter levado a sua avante.

As tangas do Ricardo (63)

É difícil transmitir o fascínio deste rapaz por todo o tipo de animais, das formigas aos cães de todas as raças, passando por crocodilos, borboletas, vacas, dinossauros, tubarões, ... São todos bonitos. E não há animais maus ou perigosos. (*)

"Quando for grande, quero trabalhar no jardim Zoológico, a tomar conta de animais".

Esta semana, foi visitar o oceanário mais uma vez, de onde veio encantado com o polvo, "o mestre do disfarce".

(*) Alguns animais, claro, só servem para ser mortos. É o caso do polvo que apanhei no Verão, e que o Ricardo queria matar... à pedrada (com pedras do tamanho de uma moeda). Ou dos insectos que mata, em casa (a mana foge deles a sete pés, ou chama-o para os matar). Ou da cena fantástica dos "pirolitos".

Carolina ao vivo (9)

A Carolina anda numa fase engraçada. Quase todos os dias de manhã me coloca uma questão para eu lhe explicar, a caminho da escola.
"Para onde é que vai o lixo?"
"De onde é que vem a água da chuva?"
Hoje estava entusiasmada porque "O trabalho para casa é estudar, porque na 3a e 4a feira vamos fazer fichas. Eu adoro fazer as fichas de matemática."

As tangas do Ricardo (62)

Antes de ontem, à noite:
"Pai, eu hoje vou dormir no quarto da mamã.
Tu ficas no meu quarto, que ficas mais à vontade. No meu quarto, ninguém te chateia."

1 de dezembro de 2008

O clima

Há quem diga que o clima está a mudar; há quem defenda que o que está em causa tem mais de político do que de técnico/científico. Há até quem diga que o clima sofre de doença bipolar Eu não sou especialista nestas áreas, e tento manter uma mente aberta, mas tento observar com atenção. E ontem observei o seguinte:

1. Quando eu tinha 10 anos, o meu pai comentava que uma vez, quanto ele tinha uns 10 anos, tinha nevado em Lisboa.
2. Ontem, caiu um granizo "forte e feito", acompanhado de alguns - poucos - flocos de neve. Nos últimos 5 anos, nevou outras duas vezes em Lisboa.
3. Ou seja, alguém com a idade do meu pai viu nevar 4 vezes em Lisboa; alguém com a idade dos meus filhos viu nevar... 3 (*).

Sure thing, não estamos perante dados científicos, objectivos, mas estamos perante uma observação da realidade. Uma coisa é certa, se ainda não estamos perante a neve de S. Petersburgo, ao leigo espectador do tempo afigura-se que algo está a mudar.

(*) Também esta contagem é obviamente nada científica...