8 de janeiro de 2006

Mau perdedor


Confesso que sou mau perdedor. Sempre o fui. Ainda não me conformo com o que foram as Legislativas de 2005, em que votei PSD.
Hoje, fui por acaso ao site do Banco de Portugal, www.bportugal.pt, e lá encontrei uma estatística que aqui reproduzo:

Podemos aqui comparar as actuais previsões com as previsões feitas em Dez/2004, estava Santana Lopes já em regime de "Governo de Gestão".
Nem tão pouco podemos culpar, desta vez, Sampaio e a demissão de uma maioria coesa e estável, com o pretexto trapalhão de que tinha havido muitas trapalhadas. Isto, porque esse episódio lúdico é anterior a Dez/2004. Assim, o que motiva a alteração substancial nos dados? Sócrates ganhou com maioria absoluta. Não deve ser o risco de "instabilidade política".
O consumo público, esse sobe substancialmente. E ainda nem temos TGV e OTA!
A formação bruta de capital fixo dimunui de forma acentuada. Idem para a procura interna. Exportações, então, até custa olhar para o quadro.
Relativamente ao ano de 2005, a previsão de Agosto/2005 aponta para um aumento de 2,7% contra um aumento, previsto em Dezembro/2005, de 7,5%!
Pese embora uma diminuição na previsão das importações, o défice da balança comercial agrava-se em 2%.
Não percebo. Passaram-se quantos meses, entre Dez/2004 e a publicação do "Boletim Económico/ Verão de 2005"?
Percebendo eu muito pouco de Economia, mas alguma coisa de números, sou levado a crer que ou o Banco de Portugal está a fazer um trabalho pouco válido, ou a situação do país está pior do que era previsível em Dez/2004, o que me parece estranho (afinal, nem sequer temos um governo de coligação PS/BE).
Expliquem-me, por favor.

Sem comentários: