Além do primeiro blog da família, o Lóbi do Chá foi o primeiro blog que eu li com alguma atenção. Desde então, mantenho-me leitor fiel. "Quem será este JCS?" perguntei-me várias vezes. A partir do que li no blog, descobri então a verdade sobre esta personagem estraordinária. Aqui fica pois o que descobri. Quem conhece pessoalmente o JCS (repito que não é o meu caso) irá provavelmente arrepiar-se com o grau de rigor e exactidão aqui conseguidos! :-)
O José Carlos Santos, doravante chamado "JCS", é um homem dos seus 50-55 anos. Mais uns tempos e estará reformado, terminando uma carreira dedicada ao jornalismo (primeiro achei que era marketeer, só depois percebi que é jornalista). Trabalha actualmente no DN. O jornalismo que faz nunca lhe permitiu dar largas à imaginação. Para isso, tem o seu blog.
À noite, em casa, enquanto passa os dedos pela barba grisalha impregnada com o fumo dos dois maços de tabaco diários, pergunta ao seu amigo escocês (com duas pedras de gelo) por que razão o seu zapping acaba inevitavelmente num canal desportivo, ou a ver uma entrevista sem interesse. É talvez a tendência para a auto-destruição que caracteriza boa parte dos grandes filósofos/pensadores, e que também a ele o traz por vezes nostálgico, por vezes amargurado. Ou talvez o facto de que o coração e o cérebro nem sempre puxam no mesmo sentido.
O divórcio não foi fácil, e por muito que diga a si próprio que a coisa está ultrapassada, quem o conhece e está atento percebe que as feridas ainda não sararam. Felizmente, os amigos são dos bons, e não são poucos. Mantém-se um connoisseur do sexo feminino, na melhor tradição de Descartes:
"Womem: can't live with them, can't live without them."
Sempre se conheceu como um homem de direita, mesmo quando a maioria dos homens de direita de hoje eram ainda de esquerda. No CDS, nunca conseguiu a notoriedade que merecia, talvez por ser um homem que "corta a direito"; por vezes, a verdade que diz é "Uma verdade inconveniente" (C).
5 comentários:
Assim não vale.
Este JCS é muito mais interessante que eu.
Já aviei o inquérito. Escuto.
As minhas desculpas ao Aves Raras por estar a usar este espaço para falar com o ilustre JCS.
Ó caro JCS... Sempre achei que, realmente, andavas a enganar a populaça em relação à tua verdadeira idade...
Um abraço ao autor do blog e ao visado
Não está excluído fazer aqui o seu retrato-robot, Johnnyzito...
Sentir-me-ia muito honrado, meu caro Aves Raras
Enviar um comentário