23 de fevereiro de 2006

Protocolo de Kyoto


Pegando num post do sempre excelente Lóbi do Chá, de JCS: foi notícia esta semana o apoio de Bush, por tantos considerado como o demónio na terra, à exploração de energias alternativas às fósseis, procurando melhorar a segurança e a economia dos EUA.

Foi notícia, mas não é novidade. Aqui está o mesmo, dito em Junto de 2006, http://msnbc.msn.com/id/8422343/, na Dinamarca. Neste artigo Bush refere o porquê de não assinar o protocolo: iria prejudicar substancialmente a economia; alguns dos maiores poluentes/potências económicas, estão desobrigados da redução de gases, nos termos do próprio protocolo, já que estão classificados como "Anexo 2" (Índia, China e Rússia)!


Junto um gráfico tirado de um site anti-Bush. O gráfico pretende evidenciar o facto de os EUA serem o país que mais polui, a nível mundial. Mostra também que muitos dos países do anexo 2 (que estão excluídos do controlo de poluição no período 2008-2012) estão logo a seguir...

Infelizmente, a Europa toma muitas vezes estas opções partindo de uma atitude de superioridade moral. Penaliza-se, criando artificialmente (como se fosse necessário!) desvantagens para os seus membros. Para cúmulo, esta é uma superioridade moral que se fica pelo papel; ainda recentemente, um estudo da UE dizia que dos seus 25 países, apenas 2 estavam dentro dos valores a que se obrigaram pelo protocolo de Kyoto!
Termino com mais umas sugestões de leitura, especialmente para quem tanto fala do protocolo de Kyoto mas só lê sobre ele nas "gordas" dos jornais...
http://www.europa.eu.int/scadplus/leg/en/lvb/l28060.htm

http://www.europa.eu.int/scadplus/leg/pt/lvb/l28060.htm

1 comentário:

Elise disse...

as próximas gerações irão pagar uma factura elevada, seja ao nível económico ou a nível ambiental.