27 de março de 2007

O caso da Esmeralda

Para mim, o caso Esmeralda não é importante. Também não é importante para o país. Este caso só é importante para uma mão cheia de pessoas. Para a Esmeralda, claro. Para alguns familiares (biológicos ou adoptivos), claro. Tudo o resto, meus amigos, é folclore, é show business.
Do ponto de vista da comunicação social, a Esmeralda é carne para canhão. É uma história triste, o que faz dela uma boa forma de fazer programas em cujos intervalos se vendem carros, bebidas, papel higiénico, crédito bancário e comida para cães. Fazer um Prós e Contras sobre a Esmeralda custa pouco, mas traz à RTP rios de dinheiro. Este dinheiro não vai servir para ajudar as Esmeraldas deste país, mas para pagar ordenados chorudos e mordomias a administradores da RTP. Para a TVI, SIC e RTP, a Esmeralda é uma máquina de fazer dinheiro. Ponto. Desde já respondo chamando "ingénuo" a quem me queira chamar cínico.
Esmeraldas, há muitas. Infelizmente.
Se as leis são um "pronto-a-vestir", e não um fato por medida, era bom que fosse discutido o que está mal no nosso sistema em geral (incluindo os processos de adopção e o funcionamento da justiça), em vez de andar tudo a discutir se o Sargento deve ou não estar na prisão e se o pai biológico é bonzinho ou mauzão.