15 de junho de 2007

A resposta

Joe Berardo responde a quem diz que ele só pensa com a carteira: às vezes, Joe Berardo tem razões que a carteira desconhece...

7 comentários:

Anónimo disse...

As razoes do Joe sao evidentes: a sad estava barata. Alias, como as do SCP e do FCP.
Por 50 milhoes de euros comprarias qualquer destes clubes. Ora, só o Nani rendeu 20 milhoes. O SLB fez cerca de 15 jogos no ano com mais de 30 mil especadores. O preco minimo de cada bilhete sao 10 euros. A isto acresce tv + merchandising.
O futebol deve ser a única indústria rentável na area do entretenimento em Portugal.

Aves Raras disse...

Hum... é estranho que os grandes fundos de investimento europeus e americanos não invistam em força em clubes de futebol, não é? Do que me recordo, quem investe em clubes são mais milionários excêntricos do que propriamente investidores/especuladores, o que é estranho. Da forma como descreves o caso, parece que os clubes de futebol são dinheiro em caixa!

As contas que fazes parecem-me muito simplificadas. O Benfica, por exemplo, tem um passivo de 300 milhões de euros, ou 15 Nanis (dá para 11 em campo e mais 4 no banco). Podes também constatar aqui (não confirmei os números) que ter mais receitas é bom, mas não é decisivo. É por isso que ter 15 jogos com mais de 30 mil espectadores não resolve nada. Quem critica o Sócrates por querer resolver o défice pelo lado da receita (novos impostos) deve estar especialmente sensível a este aspecto.

Nota também que os apregoados resultados Operacionais positivos não são Resultados Antes de Impostos positivos. Falta por exemplo retirar os custos financeiros; ora os juros de 320 milhões de Euros devem ser altinhos...

Podemos discutir se o futebol é uma indústria rentável ou não mas, em qualquer dos casos, tenho uma má notícia para ti: o teu Benfica está tecnicamente falido: o Passivo é superior ao Activo!

Aves Raras disse...

Não quero parecer ignorante ou, mais grave, tendencioso. A perspectiva que dei no meu comentário foi mais contabilística (virada para o passado) do que financeira (cash flows futuros), e é esta última que interessa a quem investe (ainda que as duas não sejam, evidentemente, desligadas uma da outra).
A marca Benfica e genericamente o goodwill podem ser muito significativos, mas serão hoje muito mais valiosos do que em 1997?
As receitas futuras de transmissões, de bilheteira, de merchandising, de venda de jogadores têm que ser balanceadas com as despesas futuras de contratação de novos jogadores, de pagamentos a pessoal, de subcontratações, de serviço da dívida de 295 milhões de euros, etc.
Joe Berardo pode comprar o Benfica de forma racional, achando que o que vai perder nessa empresa é compensado pelos ganhos que terá nas suas outras empresas, beneficiando do ganho em notoriedade. Tudo o resto é irracional. IMHO, claro.

Anónimo disse...

Caríssimo,
a tua resposta é muito interessante e enriquecedora mas contém alguns detalhes que podem comprometer as conclusões.

Em primeiro lugar os números que indicas não são da SAD do Benfica. Poderás verificar na informação da CMVM ( www.cmvm.pt) que o passivo da SAD é bem inferior. Por isso só falei no valor dos jogadores e os direitos desportivos pois julgo que esses são em exclusividade da SAD. O restante património, estádio e restante património imobiliário, pertencerá ao clube.
O meu conhecimento aqui está longe de ser completo e rigoroso.

Mas sei também que existem vários fundos internacionais a investir no futebol, o MSI será o mais conhecido. Em Inglaterra o MU foi adquirido por um americano que me parece mais milionário que excêntrico e cuja fortuna terá sido erguida na área do desporto.
Por cá, julgo que o BES tem participação nas SAD´s do Sporting e Porto.
O sr Berardo está a tentar comprar a SAD. Ele não necessita de se preocupar muito com o tecnicamente falido pois o objectivo dele é fazer dinheiro e nao fazer exercícios de contabilidade.
E a percepção dele é de que o dinheirinho está lá. O que o sr. Comendador está a tentar fazer é desviá-lo os bolsos, dele claro.
Óbvio que ele está a arriscar mas se não o fizesse provavelmente ainda hoje seria empregado por conta doutrem na Madeira.
Se fazer investimentos fosse usar a calculadora seria mais rico quem tivesse a melhor calculadora.
E tipos como o Berardo (ou o Sousa Cintra) conseguiram fazer fortuna sem dominar conceitos de Cash Flow, Goodwill ou IMHO.
O negócio deles é fazer dinheiro.
E para fazer dinheiro nada melhor do que comprar aquilo que destá depreciado e vender em alta.

Estranho que alguém racional e inteligente como tu aceite a ideia romântica de que o milionário excêntrico gasta 30 milhões de euros para "ajudar" o clube do seu coração.
Acrescento que se eu tivesse possibilidade de comprar accões suficientes que me permitissem assegurar o governo da sociedade também compraria uma SAD. Só que primeiro comprava a do Sporting.
Cumps

Aves Raras disse...

Os números relativos ao Benfica foram tirados do próprio site do Benfica e, como dizes, serão do clube e não da SAD. Mea culpa. Confesso que não me interessei o suficiente pelas SAD em geral para perceber em que medida representam entidades realmente autónomas e minimamente independentes dos clubes ou não. Ainda assim, fui espreitar as contas do clube e fiquei menos entusiasmado que o LFVieira: se descontares os resultados extraordinários (que não estarão lá no próximo ano), então a SAD tem um prejuízo de 4 milhões de euros. No ano anterior, 8 milhões de euros (que até me parecem melhor resultado, se considerarmos que nesse ano o Benfica não beneficiou das receitas de 16 milhões de euros da Liga dos campeões). Ora um prejuízo de 12 milhões em 2 anos (estou a tirar os extraordinários) parece-me muito, para uma empresa que "vale" 50 milhões (OPA a 3,5 eur por acção).

Comprar o que está depreciado e vender em alta, como dizes, pressupõe que o valor da SAD é intrínseco, quando na verdade é também muito influenciado pelas decisões de quem a gere. É por isso que um milionário americano que fez fortuna na área do desporto está provavelmente mais bem posicionado para ganhar dinheiro com o Manchester United do que Joe Berardo com o Benfica (ou Abramovich com o Chelsea).

"Ele não necessita de se preocupar muito com o tecnicamente falido pois o objectivo dele é fazer dinheiro e nao fazer exercícios de contabilidade."
Sabes que a contabilidade foi muito desvalorizada no fim dos anos 90, em que o valor da empresa era o seu capital intelectual, etc. O boom das Dot Com fez surgir o "Back to basics" - sim, a contabilidade não é tudo. Mas também não é "nada"...

Continuo com a minha convicção: A OPA sobre o Benfica ou é para ganhar dinheiro em negócios conexos, ou então é mesmo um momento de poesia.

"(...) fazer fortuna sem dominar conceitos de Cash Flow, Goodwill ou IMHO(...)"

Ambos sabem o que são entradas e saídas de dinheiro. Ambos sabem o que é "ter potencial" (o JB falou no potencial da marca Benfica). Quanto ao IMHO, significa "In My Humble Opinion" - nã tem nada a ver com finanças; fui só eu a relativizar a minha (modesta) opinião... :-)

Anónimo disse...

Eu partilho da tua opinião sobre os "negócios conexos". Acho inclusivé que o Oliveirinha está no capital das SAD's dos "três grandes" exactamente pelos negócios conexos.
Não acredito é nas visões românticas do capitalista de coração mole. Para, IMHO, o sr. Berardo acha que vai ganhar dinheiro com esta OPA. Como? Não sei. Se vai ser bom para o clube ou a sad, também não sei.

Aves Raras disse...

Pois, eu também não sei se vai ser bom para o Benfica. Espero que sim.