7 de janeiro de 2006

Ninguém conhece Cavaco Silva!


Diz o Público de 31/12/2005 - sim, também só hoje o estou a ler! :-)
"Nós vamos para fora do país e perguntamos aos outros quem é que conhecem em Portugal. Eles respondem Eusébio, Ronaldo, Figo e Soares. Talvez se lembrem vagamente de Amália. Ninguém conhece Cavaco Silva. (Carlos Monjardino, O Independente, 30-12-2005)"

A malta que tanto se preocupa com a deslocalização de empresas e com a nossa subserviência em relação a Espanha e à Europa, vai lá fora para saber em quem votar nas presidenciais? Dizia-se que a diferença entre Deus e Soares era que Deus está em todo o lado, enquanto que Soares já esteve em todo o lado. As tartarugas das Seichelles devem lembrar-se bem de um senhor simpático, que as visitou com o seu séquito de quase duzentas pessoas, em vésperas do fim do segundo mandato. Desde aí, as relações comerciais, culturais e políticas entre estes dois estados irmãos (Portugal e Seichelles) floresceu. Talvez o MP3 queira agora fazer o mesmo em relação às Maldivas ou à Polinésia Francesa.

Bom, voltando ao comentário. A credível sondagem de popularidade que citei parece-me feita na República Dominicana, quiçá em Cuba.

Os estrangeiros, em média, sabem muito mais sobre Portugal do que nós dizemos. E porventura mais do que nós sabemos sobre os respectivos países. Quem me sabe dizer, sem pestanejar, quais os países banhados pelo Pacífico? Ou quais as três religiões preponderantes na Mongólia? Ou quais os estados que fazem fronteira com o Texas? E qual a distância entre Chicago e Nova Iorque?

Acho ofensiva para nós e para os estrangeiros em geral, a ideia de que estes acham que somos província de Espanha. E não queremos ofender os estrangeiros; afinal de contas, há quem condicione o voto nas presidenciais à opinião destes. E, assim, talvez dentro de uns anos estejamos a votar Cristiano Ronaldo para presidente!

Sem comentários: