28 de julho de 2006


O tempo, medido em pêssegos


Enquanto começava a descascar um pêssego ao jantar, a Carolina (5) pegou-se com o mano (2). Aqui o Salomão chamou ambos à sua presença. O caso era dramático: ambos queriam o mesmo brinquedo!
Proferi então a sentença: "Bricas com isso até eu acabar o pêssego, depois dás ao mano."
Carolina: "Pai, deixa estar; pode brincar primeiro o mano." E entregou-lhe o brinquedo.
A suspeita instalou-se, pelo que perguntei: "Então, Carolina, querias tanto o brinquedo, porque é que o deste ao mano?"
Carolina: "É que eu sou muito esperta."
Eu: "Explica lá isso..."
Carolina: "Eu sei que demoras pouco tempo a comer o pêssego, portanto o mano vai brincar pouco tempo, e depois eu tenho muito tempo para brincar."
Confirmou-se a minha suspeita... :-)

Epílogo: Para quem porventura achar que me portei como uma abécula, e que era minha obrigação defender o mais pequeno da esperteza da mana, fica o registo da minha segunda suspeita, que também se confirmou: Quando terminei o pêssego, já o rapaz tinha trocado de brinquedo umas 4 vezes...

4 comentários:

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Agradeço sinceramente as correcções, até porque detesto ver-me associado com erros ortográficos, pois sofri bastante com alguma dislexia por alturas dos meus 10 a 12 anos (nem me me pergunto porque é que não se manifestou na primária, onde era comum ter zero erros nos ditados), e porque tenho mãe professora de português. Quero justificar-me, pelo respeito que já me conquistou, por dois erros que me apontou: na palavra "entretenimento", fugiram-me as teclas, calculo, como lhe fugiu a tecla "n" na palavra "brincas" deste post. Escrever depressa num teclado tem disto. Em segundo, o assento no "cu" não me convence. Não muda em nada a palavra, a vogal já é aberta, e não há problemas com a sílaba tónica. E o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa corrobora o que eu digo.
Espero não ter sido demasiado chato e agradeço, novamente, a ajuda prestada. Abraço!

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

E lá cometi um erro (pelo menos) na minha respostinha... :(

Aves Raras disse...

Quanto às gralhas, estou de acordo: não contam. "Entretenimento" é no entanto uma palavra que aparece tantas vezes mal escrita, que fiquei na dúvida se era troca de dedos ou descuido no controlo de qualidade.

"Em segundo, o assento no "cu" não me convence."
Refere-se ao acento, ou está a indicar que prefere sempre ficar de pé? :-)

Gonçalinho, "cinto" que está na altura de umas tréguas... :-)

Nota: Não tenho minimamente a pretensão de escrever com invulgar correcção mas, tendo já constatado no seu blog que é tão atento a este aspecto, achei que era impossível deixar de fazer a provocação...

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Percebi a provocação, e diverti-me com ela. Eu, quue tanto critico a falta de cuidados que alguns responsáveis têm com a língua, tenho que dar o exemplo, e ser criticado quando erro faz parte.
P.S. - Vejo que o erro a que fiz menção no segundo comentário não passou despercebido ;). Era uma esperança que tinha...