9 de setembro de 2007

McCannTV

Sobre o caso propriamente dito, pouco tenho a comentar, até porque não acompanho em detalhe. Choca-me o desaparecimento de uma criança de 3 anos.

Choca-me também que quem tem mais dinheiro não possa ser suspeito; choca-me que quando uma criança humilde desaparece os pais nem sejam autorizados pelo padre a acompanhar a procissão do Senhor dos Aflitos (caso do Rui Pedro de Lousada), enquanto que quando desaparece uma criança rica os pais consigam ir falar com o Papa. Choca-me que o caso do Rui Pedro tenha tido direito a mais minutos de televisão agora, por arrasto, do que quando desapareceu. Choca-me pagar, com os meus impostos, o trabalho durante meses de uma polícia de investigação que procura uma filha de um casal abastado que não soube contratar uma babby sitter para tomar conta dos três miúdos, quando em outros casos o esforço parece inexistente, ou quase.

Dizia alguém que isto (deixar filhos de 2-3 anos sozinhos em casa num país estrangeiro, para ir jantar fora com os amigos, é uma questão cultural. Admiti que fosse verdade.

Dizem-me por outro lado os noticiários em Portugal que a imagem que passa lá fora (Inglaterra?) é a de pais que estão a ser usados como bodes espiatórios por uma polícia que não é eficaz. Admiti que fosse verdade, ainda que eu não dê grande credibilidade aos nossos noticiários, sobretudo quando exprimem opiniões subjectivas em vez de factos objectivos.

Fui por acaso ao site da MSNBC e não só as notícias não beliscam em nada o trabalho da nossa PJ como, nos comentários, tudo parece estar revoltado contra a atitude dos McCann ("no mínimo, deviam ser acusados de negligência").

1 comentário:

JTS disse...

O que me choca neste caso é que em Portugal passa a ideia de estarmos a ser acusados pelos ingleses de a nossa PJ não funcionar bem APENAS porque os nossos jornalistas (em jornais ditos de referência e nas televisões) vão buscar as notícias às primeiras páginas de jornais como o The Sun!
É tão absurdo como se o The Times pusesse na primeira página uma notícia saída no 24h ou no Correio da Manhã....
Mas são os jornalistas que temos, talvez a classe mais medíocre neste momento em Portugal (abaixo mesmo da classe política).